EDUCAR SEM BULLYING

Amigos (as) leitores (as),

O bullying não é brincadeira. A violência na escola é um problema sério. Por esta razão, é preciso combatê-la.

Todos nós devemos valorizar a regra de ouro: "Trate os outros como você quer ser tratado", pois ninguém merece ser maltratado e não devemos tolerar maus tratos.

Convido você para fazer parte do "Educar sem Bullying". Somente juntos poderemos evitar este mal que ameaça as nossas vidas.


"Bullying nem pensar! Não deixe essa moda pegar!" Viva em paz!


Prof. Edilúcia

domingo, 24 de abril de 2011

Vamos entender mais sobre bullying

O que é Bullying?
São agressões físicas ou morais praticadas de forma repetitiva e com desnível de poder, com o objetivo de humilhar ou intimidar uma ou mais pessoas.
Todos os dias a vida de milhares de crianças e jovens brasileiros são afetados por um fenômeno cada vez mais comum: o bullying.
Algumas crianças, por serem diferentes de seus colegas - altos ou baixos demais, gordinhos ou muito magros, tímidos, nerds, mais frágeis ou muito sensíveis -, sofrem intimidações constantes. Discriminados em sala de aula, as vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. E as conseqüências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.
Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, como é normal que as crianças impliquem uma com as outras, se dêem apelidos e briguem de vez em quando, nem sempre é fácil identificar quando o problema aparece. Por isso, é preciso que pais e professores estejam atentos para que percebam quando brincadeiras sadias, que ocorrem de forma natural e espontânea entre os alunos, se tornam verdadeiros atos de violência e perversidade - apenas alguns se divertem à custa de outros que sofrem.
Pratica bullying quem:
• insulta, coloca apelidos desrespeitosos;
•faz comentários homofóbicos ou intolerantes em relação às diferenças físicas, culturais e econômico-sociais;
• espalha fofocas e boatos maldosos;
• destrói ou estraga materiais escolares;
• exclui ou isola propositadamente alguém;
• bate, ameaça ou pratica racismo.
Quaisquer das ações acima sejam feitas na escola ou não, são consideradas bullying .Se as agressões são praticadas pela internet (postagens em blogs, por exemplo) ou via torpedos (SMS), elas são chamadas de cyberbullying.
O mais importante é sabermos identificar o papel que cada criança exerce no Bullying:
Sabemos que existe o agressor, a vítima e os espectadores.
O agressor tem como característica principal a covardia e seu objetivo é intimidar a vítima.
A vítima tem como característica principal o medo e falta de habilidade para reagir às agressões sofridas. Geralmente tem poucos amigos é passivo e diferente da maioria dos colegas.
Já os espectadores (a platéia) têm como principal característica o medo de ser a próxima vítima e normalmente não denuncia o agressor.
Caso você seja vítima ou testemunha, é necessário que busque ajuda. Todos nós devemos nos esforçar para acabar com o bullying.. Mas, para isso, você tem que contar a alguém, pois o seu silêncio dá força ao agressor. Faça a sua parte!
Bullying é um problema complexo e de difícil identificação, sendo uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Reconhecer o poder nocivo da prática do bullying é o primeiro passo para combatê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário