EDUCAR SEM BULLYING

Amigos (as) leitores (as),

O bullying não é brincadeira. A violência na escola é um problema sério. Por esta razão, é preciso combatê-la.

Todos nós devemos valorizar a regra de ouro: "Trate os outros como você quer ser tratado", pois ninguém merece ser maltratado e não devemos tolerar maus tratos.

Convido você para fazer parte do "Educar sem Bullying". Somente juntos poderemos evitar este mal que ameaça as nossas vidas.


"Bullying nem pensar! Não deixe essa moda pegar!" Viva em paz!


Prof. Edilúcia

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cultura dos Potiguara e Tabajara será debatida na Estação Cabo Branco


A arte, os costumes e as tradições de dois povos indígenas da Paraíba serão destaque neste mês de abril na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Trata-se da I Mostra Cultura Viva: povo Potiguara e povo Tabajara do Estado da Paraíba que será aberta nesta terça-feira (10), às 9h, com o ritual Toré conduzido pelos indígenas.

A Mostra prossegue até o dia 26 de abril com várias atividades artísticas, palestras, ciclo de debates, rodas de conversa com estudantes, professores e o poder público para discutir sobre os aspectos que envolvem a arte, saúde, cultura e economia das comunidades indígenas que ocupam as duas maiores áreas litorâneas da Paraíba.

Programação – A abertura oficial nesta terça-feira (09) contará com a presença de representantes dos governos municipal e estadual, da Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e dos representantes de cada povo indígena. Logo após a abertura, haverá apresentação do Toré da Escola Estadual Pedro Poti. No período da tarde acontece a apresentação do espetáculo Brasil. Paralelo ao evento, no segundo pavimento da Torre Mirante, será aberta uma exposição com utensílios, artesanato, fotografias e vídeos dessas comunidades.

Povos - Os potiguara e tabajara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro. Suas histórias de contato com a sociedade não indígena remonta ao início da colonização. Hoje, procuram manter o vigor de sua identidade étnica por meio do reaprendizado da língua Tupi-Guarani, do complexo ritual do Toré, da circulação de dádivas nas festas de São Miguel e de Nossa Senhora dos Prazeres, e na produção cultural dentro da prática do turismo étnico.

Os tabajara habitaram a zona da mata e o agreste paraibano e pernambucano, na Região Nordeste do Brasil. Extintos pela miscigenação, seu território estendia-se da Ilha de Itamaracá até o Rio Paraíba, adentrando pelo Agreste até o vale do Rio Pajeú. Atualmente se encontram aglomerados em pequenos povoadas na região do litoral sul da Paraíba, no Conde (Barra de Gramame, Jacumã e periferia), em Alhandra (Mucatu), Pitimbu (Abiaí) e em João Pessoa, nos bairros de Mandacaru, Cristo, Geisel e Jardim Veneza.

Os potiguara (“comedores de caramão”, de pety, “camarão” e guara, “comedor”) são indígenas que habitavam o litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, quando os portugueses e outros povos europeus chegaram ao Brasil. Nos dias atuais estes habitam o norte do Estado, junto aos limites dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação (na Terra Indígena Potiguara, Terra Indígena Jacaré de São Domingos e Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor). Falam o potiguara, um idioma da família tupi-guarani.

SERVIÇO:

I MOSTRA DO POVO POTIGUARA E POVO TABAJARA

Abertura: Terça-feira (9)

Hora: 9h

Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Informações: 3214.8270 – 3214.8303

CONTATO PARA IMPRENSA

Lúcia França – curadora e vice-diretora

Fone: 8802.3255

Email: luciafranca1001@gmail.com

Rivaldo Dias – Chefe do Setor de Eventos

Fone: 8812-3999

Email: rivaldo.sax@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário