EDUCAR SEM BULLYING

Amigos (as) leitores (as),

O bullying não é brincadeira. A violência na escola é um problema sério. Por esta razão, é preciso combatê-la.

Todos nós devemos valorizar a regra de ouro: "Trate os outros como você quer ser tratado", pois ninguém merece ser maltratado e não devemos tolerar maus tratos.

Convido você para fazer parte do "Educar sem Bullying". Somente juntos poderemos evitar este mal que ameaça as nossas vidas.


"Bullying nem pensar! Não deixe essa moda pegar!" Viva em paz!


Prof. Edilúcia

sábado, 17 de setembro de 2011

‘João Pessoa Vida Saudável’ leva esporte e lazer para praças da Capital


Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) criou e implantou o Projeto João Pessoa Vida Saudável em 2006. As atividades do projeto acontecem de segunda-feira a sexta-feira, em 16 praças da Capital, sempre supervisionadas por profissionais de Educação Física.

O `João Pessoa Vida Saudável´ é realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), todas trabalhando no intuito de requalificar os espaços públicos de lazer para ampliação dos locais de atuação do projeto. A iniciativa visa orientar a população na construção de modos de vida saudáveis, ampliando o acesso de políticas públicas de promoção da saúde, como também, potencializando os espaços públicos de lazer para o enfrentamento da violência urbana ao seu redor, a fim de fortalecer a participação social do cidadão.

O Projeto conta com aproximadamente 30 profissionais desenvolvendo ações em 16 praças municipais e realizando atividades em outros serviços de saúde, como Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e outros equipamentos da PMJP. Entre as ações desenvolvidas estão orientação à caminhada, ginástica, jogos esportivos e populares, passeios temáticos e atividades educativas. Todo o trabalho é direcionado às pessoas de todas as idades e acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.

Praças – Os 16 espaços públicos onde os cidadãos pessoenses podem participar do Projeto são: Praça Dr. Lauro Vanderley, no Funcionários I; Praça Aquiles Leão (Onze), Jaguaribe; Praça Manoel Pereira Júnior (Bela), Funcionários II; Praça Erasmo Lucena, no Cristo; Praça da Amizade, Rangel; Praça da Esperança, no Gervásio Maia; Praça Ellen Lucy (Coqueiral), Mangabeira; Praça da Paz, Bancários; Praça da Cidadania, no Alto do Céu, em Mandacaru; Praça da Conquista, Padre Zé; Praça Assis Chateaubriand, Treze de Maio; Praça Nossa Senhora da Paz, no Castelo Branco; Praça São Gonçalo (Tiradentes), Torre; Praça Djalma Gomes da Fonseca (Cajú), no Bessa, e praças Alcides Carneiro e do Skate, no bairro de Manaíra.

Usuários – De acordo com a dona de casa Laíz Félix, 49 anos, que participa do Projeto há um ano, tudo mudou depois que ela iniciou as atividades. “Muito bom. Depois que eu comecei a fazer as atividades, me desenvolvi mais fisicamente, aumentou a minha flexibilidade. O que eu mais gosto de fazer é a aeróbica, porque mexe com todo o corpo. Essa iniciativa dá oportunidade para aquelas pessoas que não têm condições financeiras”, disse.

Rosimere dos Santos está participando pela segunda vez das atividades do Projeto e disse que pretende continuar. “Isso aqui é bom para gente que trabalha o dia inteiro e não tem tempo. Um projeto muito importante porque ajuda principalmente os idosos a ter uma vida melhor”, falou.

Qualificação dos professores – A professora de Educação Física, Íris Cavalcanti, informou que os cursos oferecidos aos educadores do projeto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa são relacionados à saúde em geral. “A gente aprende sobre as endemias, a exemplo da dengue, a questão do tabagismo, a hipertensão, entre outros assuntos relacionados ao esporte e melhores condições de vida. As aulas do projeto são de aeróbica, ginástica localizada, alongamento, massagem, relaxamento e aulas temáticas”, explicou.

Ainda de acordo com Íris, até uma feira cultural é realizada no mês de dezembro, onde os alunos e alunas confeccionam algum material artesanal e se juntam para vender os produtos feitos por eles. A faixa etária dos alunos é de 15 até 60 anos. “Desde outubro de 2009, praticamente dois anos, estou participando do Vida Saudável e isso é muito gratificante pelos resultados obtidos com os alunos”, revelou.

Outra professora de Educação Física, Érica Maia, falou que desde 2006 o projeto está funcionando com ações de qualidade de vida e bem estar para a população. “O Projeto está se fortalecendo cada vez mais, o que nos estimula sempre mais. A prefeitura nos dá total apoio, a exemplo dos cursos de capacitação”. Segundo Érica, o principal objetivo do Projeto é o combate ao sedentarismo, fazendo com que as pessoas se movimentem em busca de qualidade de vida.

Segundo Érica, os participantes relatam as melhorias. “São pessoas ociosas, depressivas que vem participar e saem transformadas, sem falar das que chegam e falam da melhoria na saúde, como pressão alta, controle da diabetes e ainda conseguem perder peso, que é o que mais os alunos querem”, comentou.
Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/%e2%80%98joao-pessoa-vida-saudavel%e2%80%99-leva-esporte-e-lazer-para-pracas-da-capital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário